Como foi o primeiro WordCamp Brasil

Tudo está bem quando acaba bem

Foto por Cláudia Regina

Foto por Cláudia Regina

Dizem que tudo está bem quando acaba bem. O que rolou no último domingo, no espaço da Funarte em São Paulo, foi o término de um processo, e a gente pode dizer que tudo está muito bem. Foi legal demais.

Estávamos preocupados com um monte de coisas. Quem já organizou algum evento sabe a complicação que é. Será que ia caber todo mundo na Funarte, será que ia dar mesmo pra fazer na Funarte, será que a internet ia funcionar, será que ia ter internet? Coisas que você só vai entender de verdade se ajudar a gente na próxima edição. Amigo, a gente não sabia nem se o Matt viria.

No final das contas, a Funarte se mostrou um lugar bem mais legal do que muita gente esperava. Tinha até exposições de arte acontecendo lá, no dia. Conseguimos internet, que se não foi suficiente pra baixar torrents, serviu pros palestrantes poderem mostrar exemplos, pra distrair a atenção dos twitteiros e para subir as fotos com o Matt instantaneamente. Teve gente que até viu o jogo do Brasil. Matt não só veio, como quando soube que talvez a internet não estivesse disponível, disse bem-humoradamente que assumiria a responsabilidade na palestra de abertura, dizendo que as pessoas superestimam a internet.

Um evento só é bom mesmo quando você não consegue participar de tudo o que aconteceu nele. Como tinha sempre duas palestras acontecendo ao mesmo tempo, em salas diferentes, teve gente triste por não conseguir ver tudo. Pois é, todas foram muito legais, isso a gente garante (por sinal, as disponibilizaremos assim que estiverem online). A fala do Matt foi inspiradora e Zé Fontainhas mostrou coisas interessantíssimas sobre o BuddyPress, pra falar só dos nossos convidados internacionais. Soubemos que um palestrante não conseguiria vir apenas uma hora antes de ele ter que subir no palco. Acabou que, por causa disso, fizemos uma roda de despedida, com o microfone aberto pra todo mundo, um momento catártico onde toda a energia empenhada no WordCamp foi sintetizada em palavras e em uma frase citada pelo Zé Fontainhas:

Tudo o que não dás, perde-se

Matt disse que o que vale nesse tipo de encontro são as pessoas que você conhece. E é isso que vai ficar. Conversamos, e isso é mais do que simplesmente ler linhas de código em uma tela. Fizemos amigos lá, o que vai além dos cartões de visita trocados. Pessoas que vamos querer ver sempre e com quem sabemos que vamos poder contar. E sabemos que isso não vai demorar, pois já começamos a contagem regressiva para o WordCamp Brasil 2010. Tudo o que não dás, perde-se. E essa é a frase que marcou nosso WordCamp e que representa o espírito que nos uniu ali.

Cobertura

Fotos e textos de quem foi (caso você tenha alguma coisa e ela não esteja na lista, pode mandar nos comentários que a gente publica):

Agradecimentos

Os nossos agradecimentos a: Anderson Clayton, BandTec, Cátia Kitahara, Christiano, CMS Brasil, Daniel Pádua, Daniel Scocco, Diego Cox, Eder, Eduardo Zulian, Fábio Freitas, Fabiano Rangel, Fabio Malini, Felipe Coelho Kussik, Felipe S. Gomes, Fernando Escobar, Fred, Funarte, Guilherme Aguiar, Heloize Helena de Campos, Hostnet, Jackson Lins, Jair Pedrosa, João Barroca, Joildo Santos, José Fontainhas, José Murilo, Junior Saraiva, Leo Germani, Locaweb, Lucia Freitas, Maira Begalli, Marcelo Estraviz, Marcelo Mesquita, Marco, Mauro, Maya Desai, PagSeguro, Paulo Rodrigo Teixeira, Paulo Sandro Martins, Pedro Germani, Rodrigo Ghedin, Rogério de Alencar Costa, Thiago Carrapatoso, UOL Host, Vinícius Gorgulho Braz e WordPress.com. E claro, a Matt Mullenweg.

Enfim, o nosso obrigado a todos, organizadores, participantes, palestrantes, parceiros, patrocinadores e apoiadores. Nós, todos juntos, fizemos o primeiro WordCamp Brasil.

Posts Relacionados

24 Comentários para "Como foi o primeiro WordCamp Brasil"

  1. Poxa perdi este evento, muito legal saber que tudo deu certo.
    tudo de bom para todos.

    E terá um próximo evento para que eu possa ir e levar alguém?
    Até mais.
    Abraço.

    • Perdeu mesmo, Paulo. Queremos muito fazer vários WordCamps, mas isso depende se haverá gente prá ajudar a fazer. Se você além de ir e levar alguém, quiser ajudar e trazer mais um monte de voluntários, certeza que vai rolar.

  2. Pingback: Como foi o primeiro WordCamp Brasil | Pronto Commerce

  3. Pingback: Tudo o que não dás, perde-se | Blog do Felipe S. Gomes

  4. Pingback: WordCamp Brazil 2009 « Everywhere Else

  5. Pingback: WordCamp-BR e PagSeguro :: Blog do PagSeguro

  6. Foi um evento muito curioso De pessoas para pessoas, normais!
    No meu mode de ver, tudo estava de acordo. O grafiti, as conversas, as pessoas, os cliques e principalmente, o conhecimento compartilhado.
    Parabéns a todas as pessoas da Comunidade Brasil e obrigado por publicar meu nome/ link.

    Valeu!

  7. Putz eu devia ter investivo no WordCamp ao invez do CMS Brasil, afinal to pagando pra um evento muito mal organizado. Enfim espero o próximo evento para participar com certeza.

    Parabéns para vocês e é isso aí vamos melhorar nossa comunidade e também ajudar os que não conhecem direito a usar o que o WP oferece de bom.

    Gostei do que o Matt disse no CMS, que o WP não é simplesmente uma ferramenta de blog e sim do que vc imaginar.

  8. É já fui em muitos eventos, mas o WordCamp 2009 foi sem dúvida um pra ser relembrado pra sempre.

    O contato com Matt, a descontração, a organização do evento, as palestras, os cases, os novos contatos fantástico!

  9. Concordo com o Rogério Costa, o evento foi muito bom, e 2 coisas me chamaram a atenção:
    1ª Um evento de pessoas para pessoas, normais!
    2ª A forma como foi conduzido no limiar da informalidade, deixando todos a vontade como se fossem velhos amigos.
    Tenho certeza que o próximo será ainda melhor!!!

  10. Pingback: Achados na web 56 | Ladybug Brasil

  11. Galera, uma pena que não pude ir mas me falaram que foi ótimo!!! Estava em Buenos Aires numa outra atividade do Soylocoporti. Contudo, encontrei uma galera em Porto Alegre (FISL 10) que foi, o Antônio Martins e o Zonda Bez, ambos do MinC, que me falaram que foi irado e que a organização está de parabéns!!! Logo, viva o WordPress-BR. Que a nossa comunidade se fortaleça cada vez mais. Contem comigo pra ajuda nisso!

    Abraços e mais uma vez parabéns.

  12. Pingback: Cobertura dos Eventos (Junho/2009)

  13. O evento pelo que o pessoal falou foi muito bacana. Gostaria que vocês tivessem reunido de forma mais fácil os slides das palestras que foram apresentadas, pois estou catando por aqui no blog do pessoal e no slideshare, mas ainda faltam algumas.
    Se puder colocar naquela página onde tem a grade com as palestras será bem legal. ^^
    Eu participo de uma lista de discussão sobre WordPress no Google, mas acredito que não tem relação com esse site. Vocês tem alguma lista?

  14. Pingback: Fique por dentro Brasil » Blog Archive » Como foi o primeiro WordCamp Brasil » Comunidade WordPress-BR

  15. Parabéns pela realização do evento. A comunidade wordpress no Brasil esta de parabéns, foi um prazer poder participar um pouco.

  16. Que foto pitinininha, coloca uma versão maior ai pra gente ver a cara do pessoal

  17. Parabéns pra galera que organizou o evento!

    Foi ótimo, senti muito prazer em participar deste momento todos com vocês.

    Quando é que tem outro, enhim??? rsrs

    Sucesso a todos!

  18. Bom pessoal estou apredendendo a mexer agora, mas quem sabe possa participar na próxima, abraços a todos.

  19. Pingback: Felipe Eiras» Arquivo do Blog » Wordcamp Curitiba acontece nos dias 22 e 23 de outubro

Comentários não são permitidos.