WordPress 4.0 (BETA 1) O que vem com ele?

Nesta semana, a novidade mais comentada no mundo WordPress foi a liberação da versão BETA 1 do WordPress 4.0 para testes pela comunidade.

Obviamente o WP-Brasil não poderia ficar fora dessa! Nós já temos colaboradores trabalhando para melhorar esta incrível ferramenta, mas queremos que você também possa colaborar. Portanto apresento aqui as novidades que estão no WordPress 4.0 em sua versão primaria (BETA 1) e como você pode contribuir encontrando, documentando e corrigindo problemas nesta versão.


O WordPress 4.0 está em sua versão primaria de teste, portanto não é recomendado utiliza-lo em Produção!



O WordPress 4.0 BETA 1 foi disponibilizado ontem (10 de Julho) para toda a comunidade com o objetivo de ser testado como preparação para seu lançamento oficial em Agosto (Você pode encontrar a agenda com as datas do projeto aqui).

Lembrando que você pode fazer testes dessa versão através das diversas tecnícas de instalação do WordPress.


SELECIONE A LINGUAGEM DE INSTALAÇÃO

Para quem teve de instalar o WordPress em outras linguas, sabe como essa tarefa não é o que chamamos de user friendly, ou seja, não é uma tarefa simples de ser executada por usuários novatos no assunto. O WordPress 4.0 veio para mudar essa percepção e ajudar na internacionalização do WP, incluindo em sua primeira etapa de instalação, uma pagina customizada para que você possa escolher a lingua ao qual sua instalação será feita:

Painel de Linguagem

Você também poderá modificar a linguagem de seu WordPress após a instalação atravé do Painel de Controle (Configurações >> Geral).

Confira aqui detalhes sobre essa nova funcionalidade, introduzida como parte do objetivo de internacionalização do WordPress.


NOVA EXPERIÊNCIA NO GERENCIAMENTO DE PLUGINS

O WordPress 4.0 da uma nova cara a experiência de busca, instalação e gerenciamento de Plugins. Todas as funcionalidades em discussão no projeto ainda não foram entregues, mas podemos ver os detalhes na página de discussão do projeto.


GERENCIADOR DE MÍDIA

A tela de gerenciamento de mídia agora estará mais amigável! O Media Grid View que começou como um projeto separado, acabou sendo integrado AO WordPress nesta versão 4.0, facilitando ainda mais a manutenção de arquivos de mídia no WordPress.

Gerenciador de Midia


EDITOR DE POSTS

O WordPress adicionou mais algumas opções para incorporar conteúdo de mídia ao seus artigos, de fontes como:

  • TED Talks
  • Mixcloud
  • CollegeHumor.com
  • Issuu
  • Polldaddy’s short URL format
  • YouTube playlist URLs

Além de ser possíVel visualiza-los diretamente no editor, como mostra a imagem abaixo:


QUER CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO?

Para você que é desenvolvedor e gostaria de ajudar no desenvolvimento do WordPress CORE versão 4.0, existe um plugin chamado WordPress Beta Tester muito útil para fazer a atualização de qualquer instalação WordPress para a versão BETA.

Veja os detalhes das modificações feitas no WordPress através de seu repositório no GitHub.

Após a atualização, caso você acredite que encontrou algum bug, reporte o problema na area Alpha/Beta. Se já é experiente e consegue documentar o problema em detalhes, abra o famoso Ticket na página Bug Report. Nesta página você também encontra uma lista completa de problemas conhecidos e inclusive os que já foram corrigidos.

Veja todos os detalhes dessa versão aqui e fique esperto, pois o BETA 2 já está por vir!

Lucas Lima

Posts Relacionados

1 Comentário para "WordPress 4.0 (BETA 1) O que vem com ele?"

Comentários não são permitidos.