WordPress Community Summit- assunto para mais de um post

Na semana passada tive a honra de participar do evento WordPress Community Summit, organizado pela Fundação WordPress, na cidade de Tybee Island na Georgia, EUA. Foi um evento fechado, apenas para convidados escolhidos entre indicações feitas pela comunidade internacional. Eu tive a sorte de ser escolhida juntamente com a Diana Katayama para representar o Brasil. A Diana não pôde ir, infelizmente.

O evento contou com um público de pouco mais de 100 participantes, composto por desenvolvedores e outros profissionais que contribuem de forma relevante para a Comunidade do WordPress. Destes, mais de 30 vinham de outros países que não os EUA, como Japão, Rússia, Romênia, França, Holanda, Austrália, entre outros. Aconteceu numa capela onde são realizados casamentos e durou um dia todo.

WordPress Community Summit - foto por Matt Mullenweg

WordPress Community Summit - foto por Matt Mullenweg

O formato foi de desconferência, com várias conversas distribuídas em mesas para cerca de 10 pessoas.  Os temas foram decididos no dia, na primeira hora. Cada participante tinha a oportunidade de sugerir apenas um tema de sua escolha e indicar nomes para participar das mesas. Os temas eram agrupados por similaridade, de forma que poucos ficaram de fora da grade, que foi dividida em dois turnos: manhã e tarde, cada um com duas sessões de 45 minutos. Os assuntos cobertos foram diversos, falou-se de desenvolvimento, WordCamps, Fundação, Comunidades Internacionais, etc.

Eu tinha dois temas que queria propor: um, o reconhecimento da importância da comunidade internacional e dois, a maior participação das mulheres na comunidade (dos 104 nomes confirmados apenas 12 eram mulheres, assunto para outro post). Como só podia sugerir um, entrei num acordo com o francês, Xavier Borderie, que sugeriu o tema sobre a comunidade internacional e eu sugeri o tema sobre a participação feminina, mesa que contou com a presença do Matt Mullenweg. Além destas mesas, participei de mais uma sobre i18n, ou seja, sobre ferramentas de traduções. Em cada mesa um relator anotava as conversas e as ações propostas. Cada uma dessas mesas que participei merecem um post a parte, que pretendo publicar logo mais. Ao final de cada turno, os relatores resumiam o que foi discutido em suas mesas. Estes resumos estão sendo publicados aos poucos no site do evento.

Além das mesas, no final do dia, o Andrew Nacin, o líder dos desenvolvedores do core do WordPress fez uma apresentação sobre as novidades do WordPress 3.5, basicamente ele apresentou as melhorias que estão sendo feitas no editor de mídia (está ficando muito bacana mesmo, confiram nas versões beta!). Na sequência o Matt fez uma apresentação sobre o futuro do WordPress, onde ele questionou várias coisas, como o fato do WordPress, apesar de todo investimento em desempenho, estar cada vez mais lento em comparação ao que era antes, ele enfatizou a importância das versões para dispositivos móveis, já que o futuro aponta para o aumento do acesso à internet através desses aparelhos, em detrimento dos computadores pessoais, e ainda ele destacou a importância da internacionalização do WordPress, que tem crescido muito fora dos EUA (YES! nós sabemos disso faz tempo!). Neste momento, o Nacin ainda aproveitou para falar dos planos de permitir, que no futuro, pacotes de idiomas possam ser atualizados sob demanda, independente do ciclo de releases, como é feito hoje. Eles já estão trabalhando nisso e uma parte fundamental para o funcionamento é o aprimoramento da ferramenta de tradução GlotPress, usada no site translate.wordpress.org, para permitir que plugins e temas sejam facilmente traduzidos. Nos dias seguintes ao evento em si, uma atenção especial foi dada a este assunto e eu participei dos grupos de trabalho que fez uma geral nos tickets pendentes do trac do GlotPress. Também assunto para outro post.

E ainda houve tempo para uma sessão de perguntas e respostas, onde qualquer pessoa podia fazer perguntas para qualquer pessoa presente. Na correria das discussões, eu não tinha conseguido espaço para apresentar os resultados da versão em português da pesquisa com usuários e desenvolvedores do WordPress (baixe os resultados da pesquisa compilados até o dia 09/11/2012), que fizemos aqui na comunidade. O dado mais relevante dessa pesquisa foi extraído da primeira pergunta, a única pergunta extra em relação à pesquisa em inglês, que era: você respondeu a pesquisa em inglês? 87% das 414 respostas foi não, ou seja, uma grande parcela dos usuários está sendo ignorada e isso não pode e não deve continuar assim. Pois eu aproveitei este momento, e apesar de tomar uma bronca do Nacin, porque não fiz uma pergunta conforme combinado, fiz a última fala do evento, levantando essa questão. Falei da pesquisa, da importância de se fazer versões em outros idiomas, e falei do tamanho do WordPress no Brasil e de como existe um mercado grande a ser explorado e considerado, composto não apenas de usuários básicos, mas de desenvolvedores avançados, de onde podem vir grandes contribuições para a comunidade mundial.

WordPress Community Summit - foto do grupo por Mika A. Epstein

WordPress Community Summit - por Mika A. Epstein

Apesar do evento em si ter durado apenas um dia, nos dias seguintes muitas pessoas permaneceram na cidade e se reuniram em grupos de trabalho no Jitterbug, café da Jane Wells, líder do time de Experiência do Usuário e principal organizadora do evento, que reservou o espaço para nós, com bolinhos e wifi à vontade. Como disse acima, além de aproveitar para traduzir algumas strings, participei do grupo de trabalho do GlotPress e me relacionei com as pessoas presentes. A experiência como um todo foi ótima, conheci muita gente que vive e respira WordPress o tempo todo (no meio do jantar de confraternização, no restaurante, os malucos se reuniram numa mesa e ficaram programando!), espero que traga bons resultados para todos da comunidade, em especial para nós brasileiros. Espero também ter fôlego para escrever todos os posts prometidos!!

Veja fotos do evento no Flickr.

Posts Relacionados

Comentários não são permitidos.