P2: WordPress tipo um Twitter

P2 é um tema impressionante. Não pelo visual, mas pelo leque de possibilidades que ele abre. Visualmente eu acho, e você deve concordar, ele é apenas OK. Mas olhe com cuidado, perca um tempo olhando.

P2

Essa é a página inicial de um blog usando o P2

Quer dizer, não adianta só olhar, esse é um tema que você tem que usar pra entender bem porquê eu comecei dizendo que é impressionante.

O tema foi criado pela própria Automattic, que precisava de uma solução pros problemas de comunicação interna. Matt explica (nesse post) que todos lá têm blogs, mas que estava sendo difícil manter a comunicação entre toda a equipe – a Automattic tem funcionários espalhados pelo mundo inteiro. Às vezes alguém queria apenas avisar alguma coisa ou postar um link interessante, mas o admin estava muito longe. Então eles resolveram de um jeito simples: colocaram o adicionar novo post na parte da frente do tema.

Como no twitter, mas sem o limite de caracteres.

Se você estiver logado, vai ver um campo pra adicionar um post logo na primeira página, acima da lista de últimos posts. Se não estiver, vai ver apenas a lista de posts. Você não precisa mais entrar no /wp-admin! É muito prático!

É claro que funciona melhor se os posts forem curtos, como avisos ou indicações.

Mas não é só isso. Os comentários também ficam listados ali, junto com os posts, na primeira página. Como num bate-papo, todas as mensagens ficam agrupadas. É útil pra você, digamos, postar um convite pra uma cerveja depois do expediente.

O P2 é impressionante porque pega toda a praticidade do twitter, dos blogs e dos fóruns, e junta em um tema pra WordPress. Um tema muito bem desenvolvido em AJAX. Sem entrar muito em detalhes técnicos, é o AJAX que faz com que você adicione um novo post ou um novo comentário, e ele apareça ali na lista de posts automagicamente, sem a página recarregar.

O tema é gratuito e está disponível no WordPress.com e no diretório oficial, pra download. Já foi traduzido, você pode baixar o arquivinho em português aqui ou ir na nossa área de downloads pra mais detalhes.

Depois de blogs, sites de conteúdo estático, redes de blogs, redes sociais, taí mais uma coisa que dá pra fazer com WordPress.

Pra saber mais:

Este post foi publicado em Temas, Temas e Plugins e marcado com a tag em por .

Sobre Seu Felipe

Felipe tem 23 anos e mora em Curitiba. Se formou em desenho industrial apenas pra poder fazer piadas com designers. É amigo do WordPress desde a primeira versão, sempre estudando temas e ajudando em traduções. Possui conhecimentos técnicos e teóricos, tanto de design quanto de programação. Já trabalhou em algumas agências, hoje trabalha em casa, de pijama, programando e montando slides para palestras.

20 ideias sobre “P2: WordPress tipo um Twitter

  1. Lauro Faria

    Instalei o P2 em um projeto e estou liberando para testes públicos.

    O site é http://www.tamoiosonline.com.br/mural.

    A idéia é ser o braço interativo do site, mas de uso público.

    Ajustei o lay-out para o do site, e acrescentei uns plugins para ajudar na administração e usabilidade. São 2 wordpress usando o mesmo banco de usuários, sendo que os usuários do Mural acessam normalmente mas não tem nível para acessar o site principal. Informa quais os usuários do sistema e quem está on line, também permitindo RSS de quase tudo.

    É uma experiência, o Mural é totalmente público e aberto, estou coletando informações para ver se ficou bom.

    Quem quiser ajudar acesse, cadastre e use. Comentários são bem vindos e está lá para quem quiser conhecer o P2 em produção.

  2. Luciano Nassyn

    Muito legal esse lance do micro blog. Apenas uma dúvida: Existe a possibilidade de colocar esse micro blog em uma página anexada? E existe esse programa do WordPress para Mac OX? Abraços de LUZ a todos!

    Luciano Nassyn

  3. Pingback: Cria Blog | Tema para Wordpress no estilo Twitter

  4. Ricardo

    Olá pessoal, alguém sabe me dizer como alterar aquela frase Hi, O que você quer fazer?

    Fico agradecido. Ótimo tópico!

  5. Lauro Faria

    Atualizei o Mural, um site usando o P2.
    Agora usando o WP 2.9.1 e o P2 1.1.3, além de alguns plugins.
    A atualização deu alguns problemas devido ao fato que eu compartilhava a base de usuários entre dois WordPress. Funcionava bem até tentar atualizar o P2 que quebrou todo o código, tive que desistir desse compartilhamento de usuários e manter apenas um banco de dados.
    Apesar disso e do tempo para o conserto, a versão nova do P2 está melhor e dá a impressão que teve boa parte de seu código reescrito. Ainda resta refazer a tradução, mas está lá em uso e produção.
    Quem se interessar em conhecer:
    http://www.tamoiosonline.com.br/mural/

  6. Carlos Farah

    Consegui finalmente fazer a alteração da frase: Hi, %s. Whatcha up to? para foi necessário alterar diretamente o arquivo: ./wp-content/themes/p2/inc/template-tags.php
    na linha 166 foi necessário traduzir na mão, uma vez que eu ainda não sei como é que funciona direito esses arquivos .po e .mo.

  7. Charles A. Müller

    Muito legal esse tema, na agilidade para postar e comentar! Testei a versão em inglês que está lá no mural do Lauro (comentário acima).
    É a evolução do mural de recados (ou guestbook). Ou um quase-chat. Também vale para criar um sub-blog de textos curtos (aqueles que são grandes para o Twitter e pequenos para um post).
    Ao pessoal mais fera em programação desta comu, deixo 3 sugestões para melhorar (muito) esse tema:
    1) Naquela interface de postagem (que é a home) , adicionar os botões negrito, itálico, citação, revisor, inserir/editar link. Já estão lá os botões de inserir imagem/mídia. Assim seria possível fazer mini-posts com os principais recursos do WP-Admin, já com formatação plena.
    2) Ele torna o começo do texto um título. E você só pode personalizar o título se clicar em Blog Post. Essa opção poderia ser a default. A transformação do começo do texto em título só ocorreria se deixar o título em branco. E os títulos poderiam aparecer na listagem (antes do gravatar do autor). Isso deixaria o blog mais organizado, através dos títulos (que na concepção original do P2 teriam pouca importância).
    3) Adicionar um contador de caracteres para a caixa de texto.
    Esta última melhoria tornaria o p2 muito poderoso, fazendo de um simples blog uma interface particular alternativa ao Twitter (bastando para isso ativar um plugin ou botão de TwitThis). Assim o blogueiro passaria a twittar do seu p2-blog sem deixar seus seguidores na mão.

Os comentários estão fechados.