Tradução da versão 2.5.1 já está disponível

A versão 2.5.1 pt_BR já está disponível. Abaixo, uma tradução do post do Ryan no blog WordPress, com explicações sobre essa nova versão.

Ela inclui vária correções, melhorias de desempenho, e uma correção de segurança muito importante. Nós recomendamos que todos façam a atualização imediatamente, particularmente se o seu blog possui o registro aberto. A vulnerabilidade não é de conhecimento público, mas logo será.

Além da correção de segurança, o 2.5.1 contém várias correções de erros. Se você estiver interessado somente nas correções de segurança, você pode fazer o download dessas cópias corrigidas dos arquivos wp-includes/pluggable.php, wp-admin/includes/media.php, e wp-admin/media.php. Substitua as suas cópias existentes por essas novas.

Se você fizer o download da versão 2.5.1 completa, você terá mais de 70 correções. A versão 2.5.1 tem por objetivo a correção dos erros mais chatos e a melhoria do desempenho. Abaixo destacamos:

  • Melhorias de performance para as páginas Painel, Escrever Post e Editar Comentários.
  • Melhor desempenho para quem tem vários comentários
  • Correções da ferramente de upload de mídia
  • Uma atualização para o TinyMCE 3.0.7
  • Correções de administração de widgets
  • Vária melhorias de usabilidade
  • Correções de layout para o IE

Vida Secreta dos Blogs

Desde o 2.5 o seu arquivo wp-config.php permite uma nova constante chamada SECRET_KEY, que basicamente existe para introduzir uma pequena aleatoriedade permanente nas funções de criptografia, usadas pelos cookies no WordPress. Você pode visitar esse link que nós disponibilizamos para criar uma única chave secreta para seu arquivo config. (Ela é única e aleatória cada vez que a página é carregada). Ter essa linha no seu arquivo config ajuda a manter seu blog seguro.

Muito obrigada a Steven Murdoch por responsavelmente relatar o problema de segurança (CVE-2008-1930) e a Alex Concha por relatar um problema XSS.

Posts Relacionados

29 Comentários para "Tradução da versão 2.5.1 já está disponível"

  1. Hélio,

    E somente o arquivo de traduução?

    Atualizo o WP de forma automática, mas ele vem em inglês. Queria colocar em português com o arquivo mo, mas não há um link para isso.

    Acho que baixar todo o WP, para extrar a tradução é tempo perdido

  2. Olá, César.
    Quanto ao endereço ser acessado sem www, aconteceu depois q fui configurar os DNS para apontar o MX para o gmail.
    Já tentei resolver, mas não tive como continuar tentando ainda. Logo, logo vou tentar de novo e acho q não vai demorar para voltar a funcionar sem o www.
    []s,
    Anderson

  3. Certo, Anderson.
    Para resolver tais problemas eu sugeriria que vocês deixassem de utilizar o DNS fornecido pela própria hospedagem. Hospedagens adoram limitar uso de subdomínios, coisas do tipo.
    Utilizem ZoneEdit, que é muito mais simples e prático, oferecendo redirecionamentos de subdomínios, e-mails, etc, além das configurações normais (A, AAAA CNAME, MX, TXT, etc).
    Se precisar de alguma ajuda é só me consultar

  4. Ok César,
    Você já havia pedido antes, mas tudo aqui é feito voluntariamente e contemporizado. Portanto algumas coisas podem demorar um pouco. Por favor, tenha paciência e não se zangue conosco. Todos os comentários são lidos e na medida do possível respondidos. Agradecemos a notificação de erros e bugs. Vou providenciar também uma seção de contatos para facilitar a comunicação, ok?

  5. Oi, César. Não estamos utilizando a hospedagem para redirecionar para o gmail. Apontamos para o MX do gmail através do próprio registrar do nosso domínio.

    Só falta mesmo pararmos algum tempo para configurarmos o que vc citou serem as configs normais.

    Ok, se tivermos dificuldades entraremos em contato Obrigado!

    Abraços,
    Anderson

  6. Cátia, tudo bem. A seção de contato será muito bem-vinda também =D
    Anderson, não, você não me entendeu bem :P Eu apenas citei algumas das funções do ZoneEdit, como o redirecionamento de e-mails. É que as hospedagens costumam limitar ou dificultar configurações, como CNAMEs ou mudanças de MX, e, mudando seu servidor DNS da hospedagem (ou de qualquer outro lugar) pros servidores gratuitos do ZoneEdit pode facilitar muito sua vida com relação a isso.
    Eu, por exemplo, utilizo uma hospedagem gratuita que, por via de regra, só aceita conexões pro meu site se ele for acessado com o www. ou sem ele, o que faz com que pessoas que acessem, por engano, via wwww., por exemplo, caiam numa página cheia de propagandas da própria hospedagem, usando, assim, do meu domínio para própria divulgação. O que eu fiz? Mudei-o pro ZoneEdit e coloquei todos os subdomínios possíveis (*.meusite) para serem redirecionados para o site sem www., mas poderia ser com o www. ou para qualquer outro (sub)domínio.
    Se cadastre lá, nem que seja só pra conhecer, e você verá como ele é bem completo e oferece serviços extras que servidores normais de DNS não costumam oferecer, como os que eu citei no outro comentário.
    Não precisa aceitar este comentário se não quiser, qualquer coisa é só entrar em contato via e-mail.

  7. Pessoal, encontrei um pequeno problema de digitação na tradução após importar posts do Worpdress:

    5 O post Milan já exise.
    6 O post Prisão já exise.

    Desculpe se aqui não for o lugar certo para reportar erros.

  8. Eu atualizei com a versão em português-BR baixada aqui mesmo e agora quando entro no meu blog a pagina inicial fica dando uma menssagem de como se eu tivesse feito uma pesquisa e o q eu pesquisei não foi encontrado.
    O que será que ta acontecendo?

  9. Baixei o arquivo /wordpress-2.5.1-pt_BR.zip e ele veio em ingles O que foi traduzido? O painel de Admin não foi traduzido? Não toh entendendo nada

  10. Olá!

    Gostaria de saber como posso converter a codificação da tradução para iso-8859-1.

    Tentei fazê-lo no poEdit mas ele diz que não é possível, pois o arquivo foi salvo em utf-8.

    Obrigado!

  11. Caros amigos da comunidade,
    gostaria de levantar um assunto importante. Em diversos fóruns, usuários do WP não conseguem postar imagens! Estou com esse problema e achei que com a nova versão o problema não persistiria.
    Alguém tem alguma luz a respeito ??
    Agradeço os retornos
    Abraço e parabéns pelo trabalho!
    Marcelo Chagas

  12. Realmente a vulnerabilidade do 2.5 foi comprovada, meu blog foi invadido hj e estou desesperada, não sei como faço pra recuperar meu blog, vc pode me ajudar???

  13. Olá pessoal, eu atualizei o meu blog uns dias atrás, e ficou tudo 100%. Parabéns pelo trabalho de tradução!!!

  14. Pingback: Blog do Maujor

  15. Olá, Fiz o download o WP 2.5.1 (traduzido) aqui nessa página. Já fiz a instalação algumas vezes e não tive sucesso. O processo de instalação é feito corretamente mas ao tentar fazer login aparecem os seguintes erros:

    Warning: Cannot modify header information headers already sent by (output started at /home/bruno/public_html/dialogo/wp-config.php:1) in /home/bruno/public_html/dialogo/wp-login.php on line 202

    Warning: Cannot modify header information headers already sent by (output started at /home/bruno/public_html/dialogo/wp-config.php:1) in /home/bruno/public_html/dialogo/wp-login.php on line 214

    Peço que, caso saibam como solucionar esse problema, me indiquem maneira enviando a resposta para meu e-mail.

    Fico esperando retorno e agradeço a atenção.

    Bruno

  16. Olá pessoal, sou iniciante em web e fiz um plano de hospedagem que me deu acesso a um painel de controle cpanel, e, instalei o WP pelo fantantastico, porém veio completamente em inglês, gostaria de uma ajuda de como posso traduzi-lo para nosso idioma, o portugues, ah, por favor me informa o link da tradução, agradeço.

  17. Vão fazer dois anos que foi pedido um link para os arquivos da tradução (só os arquivos da tradução, não o WP completo) e nada. A pessoa que vem aqui em Tradução procura traduzir o seu WP que muitas vezes já está instalado em inglês e não encontra, em lugar algum, o que deveria ser óbvio.

    Desculpem-me se pareço autoritário sem dever ou poder ser, mas não concordo que por ser um site que conta com colaboração, se esteja isento de receber reclamações. Não estão não. Para ter a minha visita aqui (e falo em nome de todos) exijo encontrar material bem produzido. No mínimo, escrito de forma melhor ou mais interessante que em outros lugares. Que me acrescente algo que eu não encontre fora. Essa é a lei da visita. Seja num blog ou site de notícias, mesmo gratuito, para se ter visitantes, existe um preço. E o preço é o trabalho.

    Ser gratuito não é desculpa para se sentir desobrigado a atender as solicitações dos visitantes ou a melhorar um trabalho.

    Entrar na página de tradução da comunidade que se auto-entitula Comunidade Brasileira de WordPress e não encontrar os arquivos de tradução é o fim.

    E mesmo depois de já ter sido pedido há DOIS ANOS.

    Abs a todos

Comentários não são permitidos.