Por que WordPress?

Preciso de um website, ouvi sobre um tal de WordPress e tenho amigos que falam muito bem e outros muito mal, mas WordPress por quê? pra que?

Imagino que em algum momento da sua vida online, você se deparou com a pergunta: “Por que WordPress?”

Bem, o WordPress não é somente uma ferramenta para você construir seu blog (e você pode montar um extraordinário blog!), ele também pode se transformar em um simples e elegante Gerenciador de Conteúdo (CMS na sigla em inglês).

O WordPress é uma ferramenta poderosa e muito flexível, pois através de Temas e Plugins é possível customiza-lo para refletir aquilo que você ou seu cliente desejam, existem também diversas APIs compativeis que maximizam ainda mais sua integração com outros serviços. Além destes citados, o WordPress também apresenta interação rápida e limpa, possuindo 3 releases por ano com melhorias e correções e a beleza da atualização rápida através do seu Painel de Controle (apenas 1 clique!).

Mas o melhor desse incrível sistema esta em sua filosofia de código aberto suportada pela licensa GPL (General Public License), pois é a ela que o WordPress deve sua fama.

O WordPress é o mais famoso CMS da Internet:

– 1 a cada 6 websites foi construído em WordPress;
– Mais de 60 Milhões de websites em WordPress;
– Cerca de 100.000 WordPresses todos os dias (WordPress.com);
– Mais de 25.000 Plugins e 1500 Temas no repositório oficial;
– Uma enorme comunidade de desenvolvedores, designers, provedores de hospedagem e provedores de serviço.

Alguns exemplos de usuários grandiosos de WordPress:

NASA
https://wp-dev.grc.nasa.gov/
Ministério da Cultura do Brasil
http://www2.cultura.gov.br/site/
TIME
http://time.com/
NY Times
www.nytimes.com/interactive/blogs/directory.html?_r=0

Muito mais em: http://wordpress.org/showcase/


PLATAFORMA BLOG x CMS


O WordPress deixou de ser somente uma plataforma para blogs quando introduziu diversas modificações em suas funcionalidades CORE como, por exemplo, a possibilidade de gerenciamento de diversos usuarios e suas permissões dentro do painel de controle, o que possibilita a criação de diversos processos distintos para manter o conteúdo de seu website.

Outra magnífica ferramenta é o chamado “Multisite”, que nada mais é do que o gerenciamento de websites distintos que compartilham o mesmo código base, banco de dados e painel de controle a nível de “Super Usuário”.

 

ESCALABILIDADE


O WordPress também mantem sua ótima reputação por sua incrível escalabilidade em termos de volume e trafego de dados. O exemplo mais claro desse poder pode ser visto através do WordPress.com (WordPress.org x WordPress.com – Veja aqui a diferença).

WordPress.com:
– 4 bilhões de visualizações de página por mês;
– 500 mil posts por dia;
– 400 mil comentários por dia;

O WordPress.com é uma única e extraordinária instalação de WordPress. Acredito que esse exemplo por si já é mais do que suficiente não?

 

MOBILE


O WordPress também está em todos os dispositivos móveis, pois possui applicativos para todos os mais conhecidos dispositivos, com design responsível e temas otimizados para smartfones e tablets.

Agora me diga uma coisa, você ainda tem alguma dúvida sobre sua capacidade technológica e de democratização da Internet?

Este post foi inspirado em uma apresentação de Peter Slutsky – Automattic para um artigo chamado “Why Choose WordPress CMS to Build Websites: A Government Perspective” (Porquê Escolher WordPress CMS para Construir Websites: Uma Perspectiva Governamental)

Até mais!
Lucas Lima

Posts Relacionados

1 Comentário para "Por que WordPress?"

  1. Pingback: Por que WordPress? | Lama Blog

Add Comment Register



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *