Na dúvida vá de Thematic

No post sobre o Kubrick, eu sugeri a Thematic como um bom modelo para um novo tema padrão. O amigo Rodrigo Ghedin comentou, de forma muito sagaz, que o tema é muito difícil de ser alterado. Pois bem, amigos, hoje tem um post inteiro sobre a Thematic porque ela merece.

Thematic

Thematic é um tema criado por Ian Stewart, designer fundador da ThemeShaper, que traz um novo conceito ao mundo dos temas para WordPress. Não é um simples tema – e eu pareci um vendedor do Shoptime falando agora. Thematic é uma “framework” de temas, como o pessoal vem chamando. Existem outras também, como a Hybrid ou a Carrington, mas hoje eu só vou falar da Thematic.

A diferença da Thematic (e das outras frameworks, em geral) é basicamente que você pode ir além. Quer dizer, teoricamente você pode customizar qualquer tema do jeito que quiser, alterando o CSS ou os arquivos PHP. A diferença é que as frameworks foram feitas para isso, elas são desenvolvidas para facilitar a customização. Como? Child themes.

Child, criança em inglês? Mais ou menos. Child, de “filho”. Thematic usa esta funcionalidade do WP chamada “child themes” para facilitar as alterações. Um tema “filho” precisa do “pai” para sobreviver. Bem mais sério que na vida real onde, se você não tiver um pai, ainda poderá se dar bem (veja o Chaves, por exemplo), aqui o filho não RODA sem o pai. Mas então, qual a diferença para um tema normal? O tema filho só precisa de dois arquivos: o style.css (com uma pequena linha a mais no cabeçalho, chamando o tema pai) e o functions.php.

Então, basicamente é assim, antes que eu perca o foco: você baixa a Thematic (um tema pai, no caso), com todas as funcionalidades bacanas (que serão mais detalhadas no próximo parágrafo) e pode usar do jeito que ela é, bonitona, ou se quiser customizar, é só criar um tema filho e dar o nome que você quiser. Sugestões: Thematic Junior ou Tematicleison. Você não altera os arquivos da Thematic (para não ter que alterar de novo sempre que ela for atualizada), você CRIA baseado nela.

Para começar a lista de motivos porque na dúvida você deve escolher a Thematic: ela é linda. Olha essa tipografia serifada, que fácil de ler. Essas medidas: 940 de largura com 540 de conteúdo e 300 de lateral customizável. E essas cores que não ficam zoando a sua visão. Tudo muito equilibrado, tudo muito agradável. Não gosta da lateral na direita? Mude uma linha de código. Acha legal aqueles blogs com duas laterais? Mude outra linha que fica assim. Não quer NENHUMA lateral? Tem uma linha pra mudar isso também.

Ela já vem pronta para alguns plugins, veja que coisa louvável. “Vir pronta para plugins” quer dizer, que quando você instalar o plugin, ele já vai aparecer lá no seu site automaticamente, você não vai precisar ficar copiando e colando códigos, correndo riscos de deixar divs abertas e depois ter que ir pedir ajuda lá no fórum. Os plugins que ela acolhe são: WP-PageNavi (para deixar o “próximos posts” mais legal), o Subscribe to comments (para o amigo leitor poder receber os comentários por email) e o Comment-license (para você atrelar um termo de responsabilidade aos comentários).

Widgets. Thematic tem 13 áreas para widgets (veja um mapa com as áreas). 13 áreas onde você pode colocar o que quiser, sem alterar um único arquivo. E isso só no tema pai. Você pode colocar mais, se criar um child.

Aliás, dê uma olhada nos child themes oficiais que já existem, para você ter uma idéia do que dá para ser feito.

É um tema feito com carinho, você percebe pela atenção aos detalhes. O cabeçalho dos posts, o modelo de comentários, todas as tags são estilizadas. O fórum de suporte deles é eficiente, e conta com a ajuda do próprio Ian e do Justin Tadlock (da Hybrid). É um projeto que vem melhorando a cada versão e em que você pode confiar. Concordo que não seja um bom novo tema padrão, já que a customização é baseada em outro conceito. Mas visualmente queria ver algo nessa linha.

Pra baixar o tema, visite a página oficial, na Themeshaper; pra baixar o arquivo de tradução pra português, visite a nossa página de downloads.

Posts Relacionados

em Temas em

24 Comentários para "Na dúvida vá de Thematic"

      • Felipe, tem um errinho mínimo na tradução: as palavras “Por”,”Postado em”,”Publicado:” estão sem um espaço logo depois. Dessa forma o tema gera algo como “Postado emTemas PorDiogenes”.

      • Ótimo Post! Parabéns!
        Gostaria de saber como instalar a tradução português do themathic e child themes. Já subi os arquivos para a pasta Library dentro de thematic, mas não encontro o menu onde eu posso optar pelo nosso idioma. Obrigado!

    • opa, um crítico irônico, bem desses que a gente gosta.
      o que você quis dizer em “Não seria melhor que o link estivesse aqui também” é que faltou o link pra download aqui no post? se foi isso, é uma boa observação e será adotada. você apenas podia ter elaborado ela um pouco melhor. olha o mal entendido que rolou porque você falou em “área de temas e downloads” e você ainda responde todo malandrão.

  1. Desculpe. Não sou um bom comunicador. Mas pelo jeito vocês também não são, presumindo que um usuário final deva saber sobre a estrutura do site e dando patadas à menor impressão de ironia.

    Deviam, então, usar um pouco melhor a ferramenta de que dispõem para evitar críticas, já que se ofendem com facilidade com críticas. Ou desativar os comentários se não quiserem ler o que os visitantes tenham a dizer.

  2. Tô aqui p/ parabenizar o grupo ao qual espero aderir aos poucos, enquanto vou familiarizando com TODO o conceito WordPress, o qual topei diante de uns desafios de projetos que espero solucioná-los com os POTENCIAIS dessa FERRAMENTA…..

    Na dúvida….. to indo de Thematic kkk
    Cheguei na ilha WordPress e de cara vi várias pontes a outras e outras ilhas… estou assustado… hehe
    Susto bom..!!! Buuuhhh!
    Saudações

  3. Baixei o tema e o arquivo de tradução, mas gostaria de mais informações sobra a instalação do arquivo de traduçnao pois não tive sucesso com as informações das pela página.

    obrigado

  4. Por favor, Felipe…
    preciso de ajuda para a tradução do tema Hybrid News! Ele é simplesmente TUDO o que eu procurava, mas não consigo entendê-lo. Sou novato em WP, não programo nada; apenas sei HTML e alguma coisa de CSS; em resumo: estou no mato sem cachorro. Andei fuçando os arquivos do tema e percebi que não há NADA em HTML que eu possa alterar! Apenas PHP puro (front-page.php)… Ao ler o post, passei a desconfiar de que o tema possa ser um “framework”, até porque vc o cita no início. Será então que a minha saída está nas “child themes”? Mas como, de fato, isso funciona? Devo criar algum arquivo modelo? Como criar um tema filho?
    Obrigado!

  5. humm.. estou começando a antender. Hybrid News é que é uma child theme da framework Hybrid, certo? rs

  6. sem dúvida o Thematic é um dos melhores temas, por ser leve e facilmente ajustável, mas ainda não entendi duas coisas, que talvez possa ser respondida conjuntamente:

    1. eu li o post e fucei todos os links mas não entendi como colocar imagem no topo… 2. como e se é preciso inserir um tema filho para isso ser possivel.

    agradeço desde já a resposta,

    abraço

  7. Olá Amigos, estou implantando como forma de ajudar ao próximo este tema maravilhoso para uma Paróquia de uma cidade vizinha. Não pretendo instalar nenhum sub-tema, gostei dele assim clean mesmo, só queria colocar uma imagem de fundo no cabeçalho e/ou uma “logomarca” alguém conseguiria me ajudar?

    Grato
    Francisco

  8. Nossa gostei muito do post. O tema é muito legal mesmo. Mais a forma que você descreveu ele foi muito zuada, por incrível que pareça rí muito xD

    Até mais :D

  9. Cátia Kitahara,
    Várias vezes eu leio você escrever “Procure ajuda no nosso fórum de suporte: br.forums.wordpress.org”. Se o suporte tem resposta para as perguntas e dúvidas levantadas em locais, digamos assim, não convencionais, post o link que responde o questionamento (se existe), pois o fórum é uma bagunça! Ninguém encontra resposta alguma lá, pelo fato do nome dos tópicos não estar em consonância com o conteúdo dos mesmos.
    Vou testar esse tema, mas já estou muito desapontado com o WordPress, não com você.
    Abraços

Add Comment Register



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *